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Case Albert Einstein

Case Hospital Albert Einstein

Hospital Albert Einstein "usamos e aprovamos o Med Model"

por Eng. Alberto Cruz Giannelli Fusco Coordenador do Núcleo de Apoio Técnico em Processos e Métodos

Modelo do hospital simulado no MedModel

Em um processo de implantação de inovações, o Einstein iniciou no ano passado um programa de simulações nas atividades de prestação de serviço a pacientes e serviços de apoio.

O primeiro projeto foi a modelagem da unidade de 'PA – Primeiro Atendimento' (Pronto Socorro do Hospital). Constatou-se a viabilidade do investimento em simulações, com base nos resultados conhecidos de algumas indústrias brasileiras e das experiências divulgadas por hospitais estrangeiros, os quais sempre apresentam resultados positivos nas alterações implementadas após um estudo de simulação. Estando certos do potencial da técnica de simulação e de sua "aplicabilidade na área de serviços hospitalares", o hospital partiu para avaliação dos recursos e ferramentas necessárias. Dentre as opções disponíveis no mercado nacional, avaliou-se qual teria o melhor: desempenho; custo; suporte; e facilidade de utilização.

Como resultado desta análise, foi adquirido através da BELGE: o software MedModel, e o software Stat::Fit – para análise estatísticas. Este conjunto oferecia a maior facilidade de operação, o melhor treinamento e suporte, o menor preço frente e seus concorrentes, além de uma interface amigável ao ambiente hospitalar. Após a simulação na unidade de PA, foi verificado que a técnica de simulação se aplica muito bem nos serviços que possuem grande variabilidade (típica nos hospitais), e que os resultados possíveis de se obter são os mais diversos.

No ultimo mês de março, o modelo do PA foi finalizado e agora estão sendo feitas as simulações para se obter respostas sobre os problemas do serviço, a capacidade de atendimento de cada setor, os tempos de espera, os pontos de gargalo para o fluxo dos serviços, a utilização efetiva de cada sala da unidade, a utilização dos recursos ( humanos e físicos), etc. A partir disto, serão implementadas as alterações, necessárias à melhoria do atendimento. Posteriormente, o modelo do PA será também utilizado para simular a ampliação da área atual.

Atualmente atuamos em duas frentes de simulação

1ª - Junto ao serviço de radiologia do hospital.
2ª - Na recepção e atendimento inicial de pacientes para a central de exames. Ambas objetivam:

  • Reduzir o tempo de espera pelo paciente até o momento da realização do exame
  • Solucionar os problemas de entrega de laudos e exames a pacientes no prazo correto.