• Case - Alumar BHP Billiton

    Case Vale

    Simulação do Processo de Britagem em três Minas da Vale – BH.

    Ivan de Jesus Pena - Engenharia de Processos Minerais.

"Economia de milhões de reais com o correto dimensionamento de pilhas intermediárias que atuam como buffers absorvendo a diferença entre os regimes operacionais das diferentes etapas do processo de britagem do minério de ferro e seu processo de concentração. Foi realizada a verificação da capacidade do processo como um todo."

Sobre a empresa

Com a missão de transformar recursos minerais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, a Vale está presente nos cinco continentes e é líder na produção de minério de ferro e segunda maior produtora de níquel. Buscando aprimorar a qualidade e expandir ainda mais a sua atuação, a Vale está verificando a capacidade de circuitos de britagem já em funcionamento e testando o projeto básico de novos sistemas através do uso da simulação com o software ProModel.

circuito de britagem
Vista aérea de um dos circuitos de britagem simulados (Fonte: Google)

Objetivos e escopo

Dimensionamento de pilhas buffers intermediárias e verificação da capacidade de britagem através da localização de gargalos no sistema para garantir a alimentação dos processos seguintes aos simulados.

Desenvolvimento

Foram criados três modelos de simulação que representavam as minas de ITM-S do Pico, Brucutu e ITM-I de Vargem Grande. Para maior aderência do modelo de simulação com a realidade foi realizada uma análise de similaridade com equipamentos de minas existentes para os modelos que simulavam projetos que não tinham dados reais para o input no modelo. Os modelos criados permitiam variar a quantidade de minério bruto que chegava ao sistema de britagem, as capacidades dos equipamentos e o tamanho dos estoques intermediários.

Cockpit para entrada de dados no modelo
Cockpit utilizado para entrar com os dados no modelo de simulação.
Modelo de simulação de um dos circuitos de britagem
Imagem do modelo de simulação de um dos circuitos de britagem simulados.

Operacionalidade e Resultados

O projeto de simulação gerou uma grande economia de recursos através do correto dimensionamento de pilhas buffers e análise de capacidade, pois o investimento para a construção de uma pilha buffer de minério é muito alto. Além disso, foram encontrados gargalos e oportunidades de melhoria nos circuitos em funcionamento.

Resultados da Simulação
Resultados mostrando a utilização dos equipamentos e a ocupação dos buffers.