Cases

Case Electrolux

Case Electrolux - Proplanner

Aplicação do Proplanner na Electrolux

Sobre a empresa

A Electrolux, um dos principais fabricantes de eletrodomésticos do mundo, esta implementando as soluções para engenharia de processos Proplanner nas suas plantas Norte Americanas. A proposta inicial é melhorar a eficiência de produção e a capacidade de resposta da linha a alterações na programação da produção e da velocidade de produção (demanda).

Demanda

Interface Proplanner para engenharia de processos

O que chamou a atenção da Electrolux para o Proplanner foi a maneira de produzir instruções de trabalho e a capacidade de fazer a manutenção das mesmas. O sistema de manufatura da Electrolux (Electrolux Manufacturing System - EMS) havia definido uma norma corporativa para folhas com instruçõs de trabalho chamada Planilha de Trabalho Detalhada, ou JDS, do inglês "Job Detailed Sheet", para ser implementada em todas as fábricas. O JDS entrega uma comunicação clara com os operadores da linha sobre as tarefas que têm que executar e sobre os equipamentos de segurança que são necessários, usando imagens como referência e minimizando a quantidade de textos. A Electrolux reconheceu a necessidade de um sistema que atualizasse automaticamente as instruções à medida que a taxa ou o mix de produção mudasse, tornando mais fácil e consistente a produção dessas folhas de instrução. O Line Balance da Proplanner se encaixa exatamente nessa descrição.

Ganhos

Para aumentar a eficiência da linha e rebalanceá-la de forma efetiva, estudos de tempos padrões para cada elemento de trabalho s&arildeo necessários. A Electrolux está tirando vantagem do robusto módulo de estudo de tempo do sistema Proplanner para implementar tempos padrões precisos para as etapas das tarefas, que também podem ser reutilizadas por toda planta e linhas de produção para maximizar a eficiência da mão de obra direta.

Line Balance - Flow Planner

Simultaneamente, a Electrolux está abordando o trabalho indireto e os custos de tarefas que não agregam valor utilizando o Flow Planner, outro aplicativo do Proplanner.

Até o momento, a Electrolux implantou o Proplanner em três plantas e tem planos de expandir para outras quatro plantas principais na América do Norte no próximo ano. Apesar de ainda estar em estado inicial de implantação, os ganhos são promissores. Naturalmente, o desejo de obter tamanhos ganhos não é limitado só a América do Norte. Os responsáveis pelo sistema de manufatura e do EMS estão monitorando o sucesso obtido até o momento com um olhar sobre as oportunidades globais. De fato, muitas plantas na Europa começaram a avaliar as soluções Proplanner visando à implementação em suas fábricas