Forecasting – Panorama Geral

Postado por tvieira em 18 de fevereiro de 2011

Forecasting é o processo de fazer afirmações sobre eventos cujos resultados ainda não foram observados. Um exemplo típico é estimar um valor de interesse em alguma data futura. O processo de previsão geralmente usa como referência métodos estatísticos formais, como modelos série-temporal ou regressão dinâmica, mas pode utilizar também métodos menos formais como pesquisas de opinião, intuição dos indivíduos com mais experiência na área, previsão por similaridade, etc.

Este conhecimento, na maioria das vezes, está incorporado e é desenvolvido pela área comercial das empresas, mais especificamente na área de vendas. Analisando o contexto brasileiro das empresas, no entanto, o que se percebe é um processo de previsão muito pouco estruturado. Diversas empresas utilizam unicamente a estimativa feita pela força de vendas, calcada no conhecimento de mercado e, quando muito, modelos matemáticos simplórios, com base na média de vendas dos meses passados, que possuem boa aderência apenas em casos específicos. A subjetividade excessiva dos métodos utilizados termina por tornar o processo de previsão muito dependente dos indivíduos envolvidos, deixando a empresa vulnerável.

É importante ressaltar que ambos os métodos, tanto aqueles de caráter mais subjetivo quanto os métodos estatísticos formais, têm seu valor. O ideal, porém, é que sejam utilizados concomitantemente, de modo que a empresa tenha a sua disposição todas as ferramentas existentes para realizar uma boa previsão. Sendo assim, faz-se necessária uma ferramenta que combine a robustez de modelos matemáticos e algoritmos de seleção com a flexibilidade requerida por métodos menos formais.

É a partir desta constatação que surge o Forecast Pro, a nossa solução na área de forecasting. Com uma interface amigável e fácil de usar, o software permite tanto realizar a previsão de milhares de itens automaticamente com a melhor acurácia, como customizar modelos específicos, realizar comentários sobre as previsões geradas, construir relatórios de comparação “previsto x realizado”, realizar previsão de novos produtos (sem histórico de vendas), e mais uma infinidade de ferramentas a seu dispor. Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores e agende uma apresentação. Estaremos à disposição para atendê-lo!

Abraços,

Tiago Vieira


Tags: ,