• Case Ryder / Unilever

    Case Unilever / Ryder

    Enxugando a logística: consolidando dois armazéns em um.

    por Neuton Karassawa - Gerente - Customer Solutions - Ryder*

"O ProModel foi fundamental para o dimensionamento correto da operação projetada, fornecendo resultados bem diferentes dos obtidos via Excel."

Sobre a empresa

A Unilever Bestfoods produz mensalmente uma enorme quantidade de alimentos. A responsabilidade pela complexa logística do armazém localizado na planta da Unilever em Goiânia cabe à Ryder, que controla todo o processo desde o recebimento dos produtos acabados e conseqüente armazenagem dos mesmos até a formação de cargas e expedição dos produtos. A Ryder, um dos maiores operadores logísticos do mundo, oferece soluções completas de transporte e supply chain para diferentes tipos de indústria.

Objetivos e escopo

Grafico de Resultados

Preocupados em diminuir os custos logísticos, Ryder e Belge propuseram-se a estudar a incorporação de um armazém externo utilizado pela Unilever à operação da planta de Goiânia. Com este intuito, a simulação em ProModel foi utilizada para avaliar os impactos usados por esta incorporação, notadamente em recursos e instalações necessários para os maiores volumes de recebimento, armazenagem e expedição. Além disso, foi avaliada a nova política de armazenagem segundo critérios ABC que estava sendo proposta para a incorporação.

Paralelamente, realizou-se um dimensionamento básico dos recursos e instalações via Excel.

Resultados e Ganhos

O dimensionamento feito em Excel gerou os parâmetros iniciais do modelo em ProModel. Constataram-se gargalos em uma série de operações, como picking, expedição, transferência de estoque entre locais de armazenagem, etc.

Modelo de Simulação dos CDs

Estes foram devidamente corrigidos na simulação, prevendo e evitando problemas na operação real. Além dos gargalos, foi constatado super-dimensionamento de alguns recursos, que puderam então ser corretamente dimensionados. A simulação também foi fundamental para determinar o número de docas a serem construídas para atender aos volumes de movimentação desejados, dando à Unilever confiança e segurança no investimento necessário.

Conforme constatado, o dimensionamento feito em ProModel foi muito mais preciso e correto, o que demonstra o poder e a adequação da simulação em situações com complexidade e dinamismo extremos que acontecem em Centros de Distribuição.